Saturday, May 2, 2009

Estado da Nação

A troca de opiniões no Serbenfiquista.com, e a forma como os apoiantes da actual direcção atacam possíveis nomes alternativos dão o mote para começarmos a falar sobre os problemas e o futuro do Benfica. Tomei a liberdade de identificar alguns temas chave e recolher as vossas opiniões durante as próximas semanas.

Modalidades Amadores, Futebol Juvenil, Finanças e Futebol Sénior serão os primeiros temas a debater mas a discussão poderá evoluir para outras áreas.

Em relação às Modalidades Amadoras, foi notório o esforço desta Direcção para recuperar as asneiras do mandato de Vale e Azevedo. Apesar dos resultados desportivos teimarem em aparecer em algumas delas, o recente sucesso do Basket e as excelente épocas do FuteSal mostraram uma aposta certa nesta modalidades, discutindo títulos e devolvendo a imagem de um Benfica eclético e preocupado com o desporto extra-futebol.

No entanto, a solidez financeira das modalidades é constantemente colocada em causa, mesmo após parte da quotização ser desviada para o orçamento das modalidades. Que futuro irão ter as nossas modalidades?

Pessoalmente, acho que cada modalidade deve ser auto-suficiente ao nível financeiro e que se deve manter o conceito de um valor da quota para apoio às modalides. Devemos também analisar a viabilidade económica de cada uma delas e apostar nas que dão mais rotorno, garantindo nas outras um trabalho de formação que possa dar frutos a médio prazo. Temos que voltar aos jogos em dia de futebol, como antigamente, onde a seguir ao apito final iamos a correr ao velhinho pavilhão do 3º anel ou ao Borges Coutinho ver o Andebol ou o Volei.

Quais as vossas apostas, que rumo gostariam de dar às modalidades amadoras do Benfica?

2 comments:

  1. Boas noites,

    Antes de falar nas modalidades amadoras quero comentar o primeiro parágrafo do artigo que comento.

    No forum SerBenfiquista não são criticados apenas os novos nomes que surgem para a candidatura à presidencia do clube, da mesma forma quem defende a actual presidencia é atacado. Compreendo ambas as situações embora opte por não entrar nessa troca de galhardetes porque considero que dela nada de positivo possa advir para o benfica (muito pelo contrário).

    É um facto que a actual direcção falhou naquilo que é o mais importante para a maioria, os resultados desportivos. Mas também é errado criticar tudo o que se fez porque o Benfica de hoje não é o Benfica de há 6 ou 7 anos atrás.

    Posto isto, as modalidades.

    As modalidades na minha opinião são muito importantes no clube por um conjunto variado de factores e assumem nos dias de hoje e no futuro um papel ainda mais importante com a criação do Canal BenficaTV.

    Mas as modalidades só assumem um interesse especial para os adeptos se vencerem e aí há um problema complicado de resolver, para vencerem precisam de investimentos e correm o risco de se tornarem demasiado caras para o retorno que delas se retira.

    O caminho para as modalidades é a auto-suficiencia através da angariação de patrocinios e da formação, isto não deve ser possivel em todas pelo que esta pasta deve ser olhada como um "todo".

    Na minha opinião há que manter as modalidades mais mediáticas (basquetebol, rugby, futsal, voley e andebol) e as formativas (natação, tenis de mesa, etc)....

    Uma modalidade que gostava de ver voltar ao nosso clube era o Tenis quem sabe aproveitando a onda do sucesso do Frederico Gil e procurando uma colaboração com uma Câmara Municipal como se fez com o Isaltino para o Rugby, quem sabe em Sintra......

    Já é tarde, depois evoluo a ideia.....

    ReplyDelete
  2. Concordo com:
    "Pessoalmente, acho que cada modalidade deve ser auto-suficiente ao nível financeiro e que se deve manter o conceito de um valor da quota para apoio às modalides"
    Ou criar o sócio modalidade, o sócio hóquei, andebol and so on (com cotas mais baixas claro) e a possibilidade de acompanhar a equipa numa deslocação por ano, no autocarro da equipa.

    Forte abraço.

    ReplyDelete