Thursday, May 21, 2009



O poster ao lado tem quase 100 anos e foi uma das imagens do primeiro grande conflito que assolou o mundo.

Hoje, numa altura em que precisamos de todos para fazer a diferença em Outubro, lembrei-me de a deixar cá.

Lembra-te que podes fazer a diferença.

Wednesday, May 6, 2009

O fim do silência

"Primeiro, eles vieram atrás dos comunistas.
E eu não protestei, porque não era comunista.

Depois, eles vieram pelos socialistas
e eu não disse nada, porque não era socialista.

Mais tarde, eles vieram atrás dos líderes sindicais.
Eu nada disse, porque não era líder sindical.

Então, foi a vez dos judeus.
E eu permaneci em silêncio porque não era judeu.

Quando vieram por mim,
Não restava ninguém para falar."

Martin Niemoller (1892-1984) Pastor luterano

E tu, vais continuar calado?

Saturday, May 2, 2009

Estado da Nação

A troca de opiniões no Serbenfiquista.com, e a forma como os apoiantes da actual direcção atacam possíveis nomes alternativos dão o mote para começarmos a falar sobre os problemas e o futuro do Benfica. Tomei a liberdade de identificar alguns temas chave e recolher as vossas opiniões durante as próximas semanas.

Modalidades Amadores, Futebol Juvenil, Finanças e Futebol Sénior serão os primeiros temas a debater mas a discussão poderá evoluir para outras áreas.

Em relação às Modalidades Amadoras, foi notório o esforço desta Direcção para recuperar as asneiras do mandato de Vale e Azevedo. Apesar dos resultados desportivos teimarem em aparecer em algumas delas, o recente sucesso do Basket e as excelente épocas do FuteSal mostraram uma aposta certa nesta modalidades, discutindo títulos e devolvendo a imagem de um Benfica eclético e preocupado com o desporto extra-futebol.

No entanto, a solidez financeira das modalidades é constantemente colocada em causa, mesmo após parte da quotização ser desviada para o orçamento das modalidades. Que futuro irão ter as nossas modalidades?

Pessoalmente, acho que cada modalidade deve ser auto-suficiente ao nível financeiro e que se deve manter o conceito de um valor da quota para apoio às modalides. Devemos também analisar a viabilidade económica de cada uma delas e apostar nas que dão mais rotorno, garantindo nas outras um trabalho de formação que possa dar frutos a médio prazo. Temos que voltar aos jogos em dia de futebol, como antigamente, onde a seguir ao apito final iamos a correr ao velhinho pavilhão do 3º anel ou ao Borges Coutinho ver o Andebol ou o Volei.

Quais as vossas apostas, que rumo gostariam de dar às modalidades amadoras do Benfica?

Próximos passos

O documento para a recolha de assinaturas já está pronto. Os voluntários que queiram ajudar enviem por favor um mail para obenficasomosnos@gmail.com para vos enviar o ficheiro.

Aqueles que apenas querem assinar poderemos combinar um encontro num dia de jogo ou, no caso de serem de fora de Lisboa, fazer chegar uma folha que depois será reenviada para outros interessados.

Após uma análise dos estatutos, há algumas questões importantes a detalhar.

“Um sócio apenas pode subscrever uma lista e não pode propor uma lista da qual faça parte” artº 25 dos Estatutos.

Neste sentido, é importante termos algum cuidado na recolha das assinaturas. È muito fácil ter sócios a subscrever duas listas e colocar uma “fora do barco”. Assim, é importante passarem a importância desta situação a todos os que intervenham neste movimento, já que podemos estar permeáveis a adesões que, depois, se mostrem nulas ou inválidas por também terem assinado outras listas.

Apesar do número for de 250 vamos tentar garantir pelo menos 300. Nunca se sabe quando poderão fazer falta. Só podem assinar sócios com mais de um ano de filiação.

“Os cargos dos orgãos sociais são desempenhados por sócios efectivos, com pelo menos 5 anos de filiação ininterrupta” – artº 23

Importante no caso de decidirmos criar uma lista própria, a constituição dos Orgãos Sociais é a seguinte:
Mesa da Assembleia Geral: Presidente, Vice-Presidente e 2 Secretários (artº 56)
Direcção: Presidente e 4 a 6 Vice-Presidentes e 2 Vice-Presidentes suplentes
Conselho Fiscal: Presidente, Vice-Presidente e 3 vogais (de preferência um ROC)

Para uma lista necessitaremo de 16 a 18 pessoas.

Durante as próximas semana a ideia será começar a recolher o máximo número de assinaturas, informando a existência deste movimento e lançar as bases para a discussão aberta dos problemas do Benfica.